O Atlético Clube de Portugal pretende com este espaço dar a conhecer as suas iniciativas no âmbito da Ética e da Responsabilidade Social, bem como divulgar iniciativas/projectos de outras entidades a nível nacional.

 


PLANO NACIONAL DE ÉTICA NO DESPORTO

O Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) é uma iniciativa governamental que está ao abrigo do Instituto Português da Juventude (IPDJ).

O PNED é um conjunto de iniciativas estruturadas e planificadas, que visam promover os valores inerentes à prática desportiva, e que se traduzem no espírito desportivo, no que de mais nobre ele encerra. Valores como: fairplay, o respeito pelas regras do jogo, o jogo limpo, o respeito pelo outro, a responsabilidade, a amizade, a relação e a interajuda, o respeito pelo corpo, o bem-estar, o crescimento harmónico da pessoa, entre muitos outros.

Valores, estes, que se pretende que sejam assimilados e vividos na prática desportiva.

Para conhecer as iniciativas do PNED bem como outras informações: http://www.pned.pt/

 

 


PLATAFORMA DE DENÚNCIA DA FPF

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) tem no seu website uma Plataforma de Denúncia para casos de match-fixing, manifestações antidesportivas, corrupção, entre outros. Nesta plataforma poderá ser encontra um código de conduta que estabelece os princípios que devem orientar as instituições e os agentes desportivos no combate ao fenómenos dos resultados combinadoas associado às apostas desportivas.

Para mais informações consultar https://integridade.fpf.pt/

 

 


CAMPANHA VIOLÊNCIA ZERO

“Violência Zero” é o nome da campanha nacional de prevenção e combate à violência no desporto, que arrancou no dia 17 de abril de 2019 e que visa sensibilizar a população para o fenómeno da violência, promovendo os valores éticos do desporto, como a cooperação, o respeito, a solidariedade, o fair play e a tolerância.

A campanha #ViolênciaZero pretende envolver toda a sociedade civil e no seu arranque contou logo com o apoio de dezenas de figuras públicas, de vários setores da sociedade, lista essa que tem vindo a crescer. Desde campeões, medalhados e atletas olímpicos e paralímpicos, a futebolistas, árbitros, dirigentes desportivos, e até comentadores, jornalistas, apresentadores, atores, cantores e escritores.

Combate à violência no desporto

Esta medida de prevenção enquadra-se numa das prioridades do Programa do XXI Governo Constitucional: a intervenção sobre os fenómenos de violência associados aos eventos desportivos, com especial incidência na dissuasão das manifestações de racismo, de xenofobia e de intolerância.

Acontecimentos menos positivos relacionados com o desporto e o número significativo de autos de notícia levantados no âmbito da Lei n.º 39/2009, de 30 de julho, tornaram imperativa a necessidade de reforçar a eficácia, eficiência e celeridade dos processos associados a estes fenómenos, bem como de promover outras medidas, nomeadamente de caráter preventivo, com vista a garantir uma melhoria na segurança dos eventos desportivos.

A campanha “Violência Zero” nasce com este enquadramento, após se proceder a uma avaliação profunda sobre a matéria e depois de o Governo criar a Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD), garantindo melhores condições de funcionamento e especialização à Administração Pública, no âmbito destas tão relevantes matérias.

Para mais informações consultar https://www.violenciazero.gov.pt/pt

 

 

Um website emjogo.pt